Ecovila Tibá em tópicos resumidos

Localização: semi-urbana, a 17km do centro da cidade de São Carlos. Um sítio de 11 alqueires paulistas, que está sendo estudado quanto à implantação dos terrenos familiares (cerca de 500m^2 cada), reservas, cultivares coletivos e infra-estrutura.

Cidade: São Carlos.

Estilos de vida: prezamos a diversidade. Buscamos participantes com diversos históricos pessoais, de maneira a nos completarmos e aumentarmos a robustez pela diversidade. Jovens, aposentados, famílias, solteiros, vegetarianos, carnívoros.... o mais importante é a maturidade emocional e a capacidade de se sustentar.

Organização financeira: cada moradia contribuirá equalitariamente para a infra-estrutura comunitária e proporcional à infra-estrutura de seu serviço (por exemplo, a estrada que leva à sua casa será partilhada por você e seus visinhos somente. A estrada que leva ao Centrotiba será partilhada por todos).

Religião: incentivamos a religiosidade, mas não incentivamos nenhuma religião em particular. Prezamos a diversidade, por isso não acolhemos a doutrinação do próximo.

Política: acreditamos na atuação de todo cidadão na sociedade que o cerca, porém não aderimos a nenhum partido ou doutrina política.

Educação: deveremos optar entre adotar e "turbinar" uma pequena escola local ou até criar uma escola na comunidade. Dependerá do empenho e interesse dos envolvidos.

Trabalho: optamos por não agregar a comunidade em torno de uma atividade econômica central, sob pena de uma ir mal se a segunda minguar. Apesar de ser um tópico a ser desenvolvido por cada morador (sua atividade econômica), a associação entre moradores é encorajada e haverá uma infra-estrutura comunitária para incentivar esta associação (biblioteca, escritórios, ateliers, etc).